Logotipo Imobiliária ATO

Setembro Amarelo: Imobiliária ATO aborda tema com colaboradores

Aumentar fonte Reduzir fonte


No mês que a saúde emocional é foco de discussões, especialmente no ambiente corporativo, a Imobiliária ATO realizou no último dia 17 a palestra: “Meu inimigo sou eu”, ministrada pela psicanalista Geannie Marques. A programação faz parte das iniciativas relacionadas ao Setembro Amarelo - campanha de prevenção ao suicídio.


O evento, realizado no auditório da ATO, destacou a importância de ficarmos alertas com sintomas da depressão.


De acordo com a psicanalista, a taxa de suicídio no Brasil em 2021 e 2022 teve um crescimento de 3,7% ao ano e a de autolesão, 21% ao ano, segundo dados da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz). “A cada 40 segundos alguém comete suicídio. Mais de 90% dos casos de suicídio estão ligados aos transtornos emocionais, mas estar com depressão não necessariamente significa suicídio”, explica Geannie.


A profissional apresentou quais são os sintomas da depressão e enfatizou a importância do autocuidado, os riscos da automedicação e sobre procurar ajuda de profissionais. “Todos os tipos de depressão devem ser corretamente diagnosticados e tratados por um profissional ou psiquiatra”, disse.


Iniciativas como a da Imobiliária ATO, para conscientização da equipe, são importantes para promover um espaço mais seguro em que as pessoas se sintam à vontade e procurem ajuda quando necessário. “Quando a empresa tem esse olhar mais humanizado de trazer um acolhimento, carinho e humanização aos seus colaboradores em assuntos pertinentes como a saúde mental, faz com que eles se sintam vistos e gera mais união para a equipe, compaixão uns com os outros e tolerância. É muito importante esse olhar mais humanizado”, esclarece.


Para a colaboradora da imobiliária, Julieta Cacchione, muitas vezes não se conhece o que “cada um passou para chegar aonde chegou e nem as lutas que foram travadas”. Ela completa: “(...) às vezes, as pessoas fazem coisas que nem percebem. Sejamos gentis conosco em primeiro lugar e com todos ao redor”, se referindo a conflitos gerados no ambiente de trabalho.


O evento fez parte do planejamento de endomarketing que é desenvolvido anualmente para toda a equipe. A cada mês ou data comemorativa, os profissionais participam de atividades temáticas e ações voltadas para saúde, qualidade de vida, capacitação e valorização pessoal.
 

Autoria: Juliana Ferraz - Jornalista MTB 40.029